segunda-feira, 28 de julho de 2014

DIA DO AGRICULTOR - WALMART (CLUBE DOS PRODUTORES)


Desejamos a todos nossos parceiros do ‘Clube dos Produtores’ um feliz Dia do Agricultor!!!!

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do Brasil. Nosso país é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários.

Na mesa dos brasileiros, 70% dos produtos alimentícios vem da Agricultura Familiar, ou seja, de famílias de pequenos e médios produtores que trabalham no campo. Mundialmente, a Agricultura Familiar é tão importante que o ano de 2014 foi eleito o ano internacional da agricultura familiar pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (ONU/FAO).

Para o Walmart, a importância deste tema vem sendo trabalhada a muitos anos, por meio do Programa Clube dos Produtores, que completa 12 anos neste ano. Quer conhecer um pouquinho mais sobre este programa tão importante para nosso negócio, para as comunidades e para o meio ambiente?



Agroindústrias do estado apostam em qualidade e produtos gourmets


Os destaques são o café e a cachaça, premiados em concursos internacionais, além de doces, compotas, geleias e laticínios

POR 
As boas notícias não param por aí: com a regularização, as pequenas empresas diversificam a produção e focam na qualidade, como observa a Secretaria Estadual de Agricultura.

— Assim como na França e outros países europeus que não dispõem de grandes territórios, a vocação do estado do Rio não está no volume, e, sim, na produção qualificada. A agroindústria familiar fluminense vem se firmando pelo padrão de qualidade e por apresentar como diferencial sua convivência harmoniosa com o meio ambiente — observa o secretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati.



Entre os produtos que se destacam, estão o café e a cachaça, premiados em concursos internacionais, além de doces, compotas, geleias e laticínios. Parte dessa evolução poderá ser conferida de perto na Feira dos Sabores, que vai reunir mais de 25 produtores de todo o estado no Jockey Club, durante o Rio Gastronomia, de 14 a 24 de agosto. Nos dois fins de semana do evento — uma realização O GLOBO, com apresentação da RioTur, patrocínio master da CEG e do Sebrae, patrocínio do Azeite Gallo e Nextel, apoio Senac, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Airfrance e Deli Delicia, parceria do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) — o público poderá conhecer e provar as delícias produzidas por cerca de 40 famílias do estado.

Só de cachaça serão 19 rótulos. E a fartura não é à toa: a branquinha produzida no Rio é das melhores. Só para se ter uma ideia, no país apenas 33 cachaçarias alcançaram selo de qualidade do Inmetro: nove delas estão no estado do Rio.

— O Rio é hoje um polo de excelência em cachaça. E vem se firmando cada vez mais nesse sentido, com a premiação em concursos — avalia Kátia Espírtio Santo, presidente da Apacerj, e produtora da cachaça da Quinta, medalha de ouro dupla no mundial de destilados em Bruxelas (Spirits Selection 2013).

Neste ano, outros rótulos foram agraciados com a medalha dourada do Spiris Selection: Engenho D’Ouro (Paraty); da Quinta (Carmo); Paratiana (Paraty) e São Miguel (Quissamã).


Café gourmet

O café é outro que resgatou seu espaço com o foco na qualidade. Depois do declínio da produtividade nas fazendas do Vale do Paraíba, os produtores vislumbram um novo mercado nos cafés gourmets. Gradativamente, a produção aumentou: em 2013, foram 340 mil sacas de café de 60 quilos, enquanto que há dez anos eram cem mil.

— O foco da cafeicultura fluminense mudou para a qualidade. Se de um lado temos os produtores investindo, de outro temos o consumidor interessado, valorizando cada vez mais os cafés gourmets — avalia Efigênio Salles, presidente da Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio.

A produção artesanal, muitas vezes sem agrotóxicos e aditivos químicos, é outro diferencial dos produtores do Rio. Os sócios Gilson Gomes e Adolfo Pompermaier, proprietários do sítio Humaytá, em Secretário (Petrópolis), plantam frutas nos 13 hectares da propriedade, sem o uso de produtos químicos. De lá, saem 55 variedades de geleias, chutneys e compotas. Tudo sem conservantes. Os produtos ganham os salões de hotéis e restaurantes cariocas.


Read more: http://oglobo.globo.com/rio/rio-gastronomia-2014/agroindustrias-do-estado-apostam-em-qualidade-produtos-gourmets-13390519#ixzz38lGx09h3

segunda-feira, 21 de julho de 2014

VI CAMINHADA FAZENDA BOA FÉ - SANTA MARIA MADALENA

VI Caminhada Cultural e Eco Rural - Fazenda Boa Fé
 
Responsável: Carino Gilmar
E-mail:  carinogilmar@ig.com.br
Tel: (22) 999083636    (22) 992649553 - 999


Distância: 9000 Metros
Duração: 120 minutos
Inscrições Online de 18-07-2014 até 02-08-2014
Ponto de Encontro: Artesanato em Madeira no Arranchadouro.


CUIDADOS IMPORTANTES
Alonga-se !
 O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões.
Hidrate seu corpo ! Beba bastante água para hidratar. pode beber antes, durante e depois da caminhada.
Não coma muito ! Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, trazendo outras complicações.
Mantenha a postura adequada ! E importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído. Use tênis e roupas adequadas.



segunda-feira, 14 de julho de 2014

SACOLA SOLIDÁRIA DA APRORIO - NA RIO GASTRONOMIA 2014

A AproRio estará presente na Rio gastronomia 2014, que acontecerá no mês de agosto de 2014.

Nossa novidade é que estaremos usando uma sacola solidária 100% Biodegadável.



terça-feira, 8 de julho de 2014

APRORIO ESTARÁ PARTICIPANDO DAS MARAVILHAS GASTRONÔMICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Produtores e AgroIndústrias da Agricultura Familiar que fazem parte da APRORIO, estarão participando desse Prêmio que só serve para valorizar o que temos de melhor aqui no Estado do Rio de Janeiro.

O Prêmio

“A comida se apresenta como elemento decisivo na identidade humana e como um dos mais eficazes instrumentos para comunicá-la”, Massimo Montanari, historiador italiano
 A segunda edição do prêmio Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro (Maravilhas RJ) apresenta, em dez categorias, sabores e saberes que estão intimamente ligadas à formação econômica, social e cultural do Estado: Da Água, Cachaça, Café, Cerveja, Conservas e Patê, Doces e Compotas, Laticínios, Mel, Queijos e Da Terra. O Maravilhas RJ é idealizado pelo jornalista Chico Junior, escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros Roteiros do Sabor Brasileiro e Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro.

Objetivos

O objetivo é valorizar alimentos e produtos tradicionalmente cultivados e produzidos no Estado. Busca-se, dessa forma, desenvolver a cultura do gosto regional e reconhecer o território fluminense como lugar de produção, de memória e conhecimento ao revelar esses tesouros culinários.
Essas categorias nos servem de bússola para compor uma cartografia culinária do nosso Estado, divulgando as identidades regionais, raízes de nossa cultura. Um genuíno patrimônio a ser preservado. A votação das Maravilhas RJ será feita por votação pela internet a partir do dia 1 de agosto de 2014.
As novidades deste ano são a participação de um time com 34 colaboradores, especialistas na área de gastronomia e que já atuam na divulgação e valorização de nossos alimentos e produtos regionais. O grupo irá colaborar com a Comissão Organizadora do prêmio na avaliação e indicação de candidatos. Confira o nosso time de colaboradores.
Outra novidade são os prêmios especiais:
  • Produtor do Ano - indicado pelos próprios produtores participantes do concurso, que, no entanto, não poderão votar em si mesmos.
  • Instituição do Ano - instituição ou entidade que se destacou na gastronomia fluminense em 2014, escolhida pela equipe de colaboradores e comissão organizadora.
  • Personalidade do Ano - pessoa que se destacou e/ou contribuiu para o desenvolvimento e divulgação da gastronomia fluminense em 2014, escolhida pela equipe de colaboradores e comissão organizadora.