segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Brasil Orgânico e Sustentável levará produtos orgânicos para Copa do Mundo

PRODUTOS DA APRORIO ESTARÁ PRESENTE NA COPA DO MUNDO 2014, AGUARDEM!!!!!!


17/01/2014 09:05
Quiosques em 10 cidades-sede do evento irão comercializar produtos da agricultura familiar. Baseada nos princípios de sustentabilidade, comércio justo e alimentação saudável, campanha quer incentivar abertura do mercado aos pequenos produtores
Brasília, 17 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publicou nesta quinta-feira (16), no Diário Oficial da União, portaria que cria a Campanha Brasil Orgânico e Sustentável para a Copa do Mundo de 2014. Um dos objetivos da campanha é incentivar a comercialização e o consumo de produtos orgânicos e da agricultura familiar antes, durante e após o evento esportivo que será sediado, neste ano, em 10 cidades brasileiras: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.
“A Copa do Mundo é uma excelente oportunidade para incluirmos o tema da produção e do consumo de produtos orgânicos na agenda nacional de sustentabilidade”, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos. Segundo ele, a principal estratégia é sensibilizar os consumidores e aumentar a demanda por produtos orgânicos e sustentáveis, cuja produção é baseada nos princípios de sustentabilidade, comércio justo e alimentação saudável.
Durante a Copa, os agricultores irão comercializar seus produtos em pontos de venda que serão instalados nas cidades-sede do Mundial, no período de 11 de junho a 27 de junho deste ano. Neste mês, o MDS publicou uma chamada pública direcionada a empreendimentos da agricultura familiar que tenham a intenção de comercializar seus produtos nos quiosques do Brasil Orgânico e Sustentável. “A campanha pretende promover a abertura de novos mercados de comercialização, incentivar o consumo de alimentos saudáveis e deixar como legado uma cadeia produtiva mais estruturada”, destaca Arnoldo.
De acordo com o secretário, além de fomentar a agricultura familiar, promovendo inserção social dos pequenos produtores rurais, essa demanda diferenciada contribuirá para o incremento do comércio de produtos orgânicos, com geração de emprego e renda para centenas de trabalhadores. Coordenada pelo MDS, a Campanha Brasil Orgânico Sustentável será realizada em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Central de Atendimento do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Projeto Inovador da Secretaria de Agricultura incentiva Produção rural

Selo Produzido no RJ ajudou a alavancar empreendimentos no interior fluminense.





Paulo Filgueiras
Assessor de Comunicação Programa Rio Rural - Região Serrana
Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro
(22) 99967-1799
MTb 9122/MG

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Pequenos produtores agroecológicos podem ter acesso à linha de crédito especial do BNDES


O Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) abre o edital n° 2/2013 de 17 de fevereiro a 31 de março, que destinará R$ 15 milhões para pequenos produtores agroecológicos. O certame é voltado para o fortalecimento de cooperativas e/ou associações de produtores rurais de base familiar.
Os recursos oriundos do edital serão aplicados em estruturação de circuitos locais e regionais de produção, beneficiamento, processamento, armazenamento e comercialização. A proposta visa melhorar as condições de atuação destes produtores no mercado governamental de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O edital segue as diretrizes do Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte), em complementação às ações previstas no âmbito do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
Acesse o edital:

(Agência Gestão CT&I,  com informações do MMA)