terça-feira, 19 de julho de 2011

Certificado Salão do Turismo - Feira da Agricultura Familiar











Chamada pública vai comprar produtos da agricultura familiar para merenda escolar

13/07/2011 - 14:27h - Atualizado em 13/07/2011 - 14:43h

Edital da secretaria de Educação deve ser divulgado na segunda quinzena de julho
Os agricultores familiares fluminenses devem ficar atentos para a 1ª Chamada Pública da Alimentação da secretaria estadual de Educação, que vai comprar produtos agrícolas destinados à merenda escolar. O edital deve ser divulgado na 2ª quinzena de julho e atende a Lei 11947, que reserva o mínimo de 30% dos recursos do Programa Nacional da Alimentação Escolar – PNAE para a aquisição de gêneros alimentícios para as unidades escolares produzidos por agricultores ou agroindústrias de base familiar, suas associações e cooperativas.
A chamada para o ano de 2011 atenderá 1.400 unidades escolares nos próximos cinco meses. Na lista de produtos estão incluídos: banana, aipim, abobrinha, cenoura, ovo, tomate, arroz, abóbora, bananada e tangerina. A gerente de Projetos Sociais da Emater-Rio - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, Cristianne Mendonça, explicou que para 2012, o número de alimentos contemplados será ampliado, de acordo com a equipe de nutrição da secretaria de Educação e técnicos da Emater-Rio, mostrando a diversidade produtiva do estado.

Ao enriquecer o cardápio da merenda escolar, beneficiando cerca de um milhão e 200 mil alunos das escolas estaduais, a lei impulsiona a agricultura familiar fluminense. A ideia é que a produção local forneça os alimentos. Caso o município não tenha a quantidade ou o produto necessário, a aquisição poderá ser feita nas cidades vizinhas, valorizando a produção da região.

A compra pelas escolas será descentralizada. Cada agricultor pode se candidatar a qual delas ofertar seus produtos. É preciso, no entanto, que procure as coordenadorias regionais da secretaria de Educação assim que o edital seja lançado para obter a documentação necessária para participar. Após sua publicação, haverá 15 dias para o produtor se candidatar, as escolas analisarem os projetos de vendas e assinatura dos contratos.

Os documentos serão assinados por escola e os respectivos cronogramas de entrega definidos com a direção. A previsão é de que os alimentos já sejam utilizados na merenda a partir da segunda quinzena de agosto.
Telefones de contato das coordenadorias regionais da Secretaria de Educação:
- Baixadas Litorâneas - Niterói - (21) 3601-2410
- Centro-Sul - Vassouras - (24) 2551-5908/5395
- Metropolitana I - Nova Iguaçu - (21) 2669-2154
- Metropolitana II - São Gonçalo - (21) 2628-0418/2725-9025
- Metropolitana III - Rio de Janeiro/Zona Norte - (21) 2333-9540/9522
- Metropolitana IV - Rio de Janeiro/Zona Oeste - (21) 2333-6867/ 2415-5022
- Metropolitana V - Duque de Caxias - (21) 2771-6099/2767-7293
- Metropolitana VI - Rio de Janeiro - (21) 2333-7890/7891
- Metropolitana VII - Belford Roxo - (21) 2761-2374/4523
- Médio Paraíba - Volta Redonda - (24) 2442-9307/9704
- Serrana I - Petrópolis - (24) 2247-4035/4966
- Serrana II - Nova Friburgo - (22) 2519-3234
- Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - (22) 273-6469/ 9932
- Noroeste Fluminense - Itaperuna - (22) 3824-1575/3824-1404

Por Ascom da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeirohttp://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=540228

terça-feira, 12 de julho de 2011

Agroindústria familiar fluminense participa do 6º Salão de Turismo em São Paulo

12/07/2011 - 13:59h - Atualizado em 12/07/2011 - 14:05h

Produtos estarão na Vitrine Brasil no Pavilhão de Exposições do Anhembi

Produtores das agroindústrias familiares fluminenses, apoiados pelo Programa Prosperar, da secretaria estadual de Agricultura, que integram a Aprorio – Associação de Produtores Agroindustriais Familiares do Estado do Rio de Janeiro, mais uma vez terão a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos durante o Salão Nacional do Turismo. Realizado pelos ministérios do Turismo e do Desenvolvimento Agrário (MDA), a sexta edição do evento, acontece entre os dias 13 e 17, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

Doces em compotas, cachaça, queijos, mel, goiabadas, derivados de banana, café, doces orgânicos e água de coco estarão expostos na Vitrine Brasil. Inicialmente foram enviadas mais de duas toneladas de produtos produzidos em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro para serem comercializados. Coordenado pelo MDA, o espaço é destinado à apresentação e venda de alimentos e bebidas produzidos e processados por agricultores familiares das 5 macrorregiões brasileiras, reunidos em redes, cooperativas e associações.

O produtor Gilmar Carino, proprietário da Laticínios Boa Fé, na Região Serrana, que já participou de outras edições do salão, frisou que estar presente num evento com visibilidade nacional é muito importante para os pequenos produtores.

– O local serve de vitrine nacional para os nossos produtos e é uma chance para divulgá-los. O contato com o cliente também é uma oportunidade para testarmos sua aceitação e adquirir novos conhecimentos para ampliar a nossa variedade de produtos – explicou.

O coordenador do Programa Prosperar, Jairo Silva, lembrou que ao longo dos próximos cinco dias, os donos das agroindústrias familiares fluminenses irão participar de rodadas de negócios com vários clientes em potencial, tais como sindicatos de hotéis, bares, supermercados e restaurantes.


Por Ascom da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro
http://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=538808
outros sites
http://www.andrelazaroni.com.br/site/noticias/pagina/2255/Produto-da-agroindstria-faz-sucesso-em-exposio

segunda-feira, 11 de julho de 2011

AproRio vai a Agroind 2011- Feira da agricultura familiar de Lageado - RS

Feira reforça propósito de valorizar cadeia da agricultura familiar

Entre os dias 13 a 17 de julho de 2011, na cidade de Lajeado, RS, será realizado a Feira Nacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para a Agroindústria Familiar - AGROIND FAMILIAR 2011.

A Agroind é uma iniciativa pioneira no país que integra toda a cadeia da agroindústria familiar - prestadores de serviços, produtores de máquinas e equipamentos, pequenas agroindústrias e consumidores ávidos por produtos da agroindústria. A 1ª edição, em abril de 2008, foi um grande sucesso. Espera-se repeti-lo agora.

A organização é da Associação Comercial e Industrial de Lajeado - ACIL , Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari - CIC-VT , Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs e Prefeitura Municipal de Lajeado. E tem apoios da Associação dos Municípios do Vale do Taquari - Amvat, Associação dos Secretários Municipais da Agricultura do Vale do Taquari - Asamvat, Emater/RS, Sebrae/RS, Senar/RS, Fetag/RS, Fetraf/Sul, MPA/RS, Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA - e da Secretaria Estadual da Agricultura Pecuária, Pesca e Agronegócio - SEAPPA.


http://www.agron.com.br/v/31048-programacao-agroind-familiar-2011-em-lajeado-rs

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Salão Turismo 2011 - Mercado da Agricultura Familiar

De 13 a 17 de julho de 2011 acontece no Anhembi em São Paulo a 6º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil.

O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.

O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios.

Vitrine Brasil

A Vitrine Brasil é uma grande mostra dos produtos associados ao turismo que contribuem para evidenciar a singularidade dos destinos brasileiros, tais como as manifestações artísticas, a moda, os produtos de agricultura familiar, o artesanato e a gastronomia. Lá o visitante tem a oportunidade de conhecer e consumir produtos das 27 Unidades da Federação que são componentes da atratividade dos principais destinos brasileiros.

Tem como objetivos principais sensibilizar e conscientizar os visitantes, operadores de turismo, agentes de viagens e empreendedores do setor turístico sobre a valorização e a inserção da produção local como diferencial competitivo em viagens, empreendimentos e roteiros turísticos além de oportunizar a abertura de novos canais de comercialização aos produtores que têm a oportunidade de participar do Salão do Turismo.

Todas as áreas da Vitrine Brasil buscam valorizar a identidade e as principais características dos destinos turísticos ressaltando suas riquezas, de forma que seja possível agregar valor aos roteiros turísticos para que estes sejam mais interessantes e vendáveis.

Mercado da Agricultura Familiar (Aprorio - estaremos aqui!)


Espaço coordenado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinado a apresentação e comercialização de alimentos e bebidas produzidos e processados por agricultores familiares das 5 macrorregiões brasileiras, reunidos em redes, cooperativas e associações.

Horários / Local
13/jul Quarta-feira 14 h às 21 h
14/jul Quinta-feira 14 h às 21 h
15/jul Sexta-feira 14 h às 21 h
16/jul Sábado 11 h às 22 h
17/jul Domingo 11 h às 20 h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP, Cep 02012-021

Por
http://www.salao.turismo.gov.br/salao/sobre_evento/principal/

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Agricultura familiar lança mão da internet para divulgar produtos

Agricultura familiar lança mão da internet para divulgar produtos

Blog da APRORIO funciona como vitrine para as agroindústrias familiares do estado.

A internet, responsável pelo aumento de 40% das vendas de bens de consumo no Brasil no ano passado, também está auxiliando as agroindústrias familiares fluminenses a divulgar os seus produtos. O blog da APRORIO (Associação dos Produtores Agroindustriais do Estado do Rio de Janeiro) publicado na web há quase um ano vem recebendo um número crescente de visitas, que se transformaram em contatos para compra de produtos.

Na avaliação do criador do blog, Nelson Guimarães Victor de Oliveira, da Fumel, agroindústria de Cachoeiras de Macacu que produz doces de frutas sem adição de açúcar, incentivada pelo Programa Prosperar da secretaria estadual de Agricultura, a ferramenta ainda precisa ser melhorada e ampliada. No entanto, já se apresenta como um veículo acessado por quem consome produtos da agricultura familiar.

– O mais importante é que conseguimos reunir no mesmo portal vários produtores que sozinhos dificilmente teriam esta iniciativa – argumentou.

O portal http://www.aprorio.com.br/ funciona como vitrine das agroindústrias associadas à APRORIO, com uma breve descrição e apresentação dos produtos de cada uma delas, além de contatos. No endereço também podem ser encontradas notícias de interesse do segmento, como por exemplo, legislação e incentivos.

Nelson Guimarães acrescentou que a ideia é incluir futuramente um calendário de eventos com a participação da agricultura familiar do estado. Isso vai facilitar o contato direto para aqueles que desejam conhecer e adquirir os produtos.

Formado em Administração e se especializando em Gestão Empresarial, ele explica que a APRORIO reúne agroindústrias legalizadas, que produzem dentro das normas estabelecidas pela Vigilância Sanitária.

– Embora tenham o perfil artesanal, devem lançar mão das tecnologias disponíveis para sua divulgação e ampliação dos canais de comercialização – finalizou.

O Prosperar incentiva a legalização da agroindústria disponibilizando assistência técnica e capacitação, financiamento e abertura de canais de comercialização visando o fortalecimento do setor.


Por Ascom da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro
http://www.rj.gov.br/web/seapec/exibeconteudo?article-id=528113